quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ORIGEM DO CAFÉ

Conta-se que o primeiro a fazer bebida dos frutos do cafeeiro foi Omar, exilado nas montanhas próximas da aldeia de Maca, no Imen.
A história mais divulgada é a que teria surgido na Asia, em Kafa, daí o seu nome. Certo pastor observara que suas cabras, ao comerem umas frutinhas vermelhas, ficavam lépidas.
O pastor experimentou uma delas e resolveu torrá-las para ferver em água e beber seu Iíquido. Sabe-se que os árabes cozinhavam os frutos secos em água, atá que esta se tornasse negra e espessa e que bebiamcomo estímulo para a travessia do deserto ou das noites de vigma, em defesa dos acampamentos. E o costume pegou.
O café foi conduzido em cafilas de lentos camelos até Damasco;  transportado em dhows, embarcações árabes, ate Constantinopla e chegou a Europa por Veneza. Foi para a Holanda e Alemanha.
Os árabes nao permitiam que a planta saísse das suas terras, para ficarem como fornecedores exclusivos dos grãos. Entretanto, um mercador holandes, em 1614, conseguiu levar um pé, de Moca para Amsterdã, onde foi plantado no Jardim Botânico. Esse foi o primeiro pé de café da Europa. Dele tiraram os holandeses as sementes que plantaram com um pé a Luis XIV, o Rei Sol, grande apreciador da bebida. E foi na França onde mais proliferaram os locais que serviam o cafe. Antes da França o costume tinha se alastrado em Londres. William Harvey, que descobriu como o sangue circulava, tomava café diariamente.
Um dos grandes apreciadores da estimulante bebida, Johan Sebastian Bach, criou uma"Cantata do Cafe", e Carlo Goldoni, pai da Comédia, na Italia, escreveu uma peça chamada "La Bottega di cafte". A ópera "Lo Schiavo", de Carlos Gomes, desenrola-se no cenário de uma fazenda de café. o Brasil, um dos últimos países a chegar o cafe; tornou-se rapidamente o maior pradutor e exportador mundial. As primeiras mudas foram trazidas da Guiana Francesa, ao Pará, por Francisco Palheta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário